segunda-feira, 21 de abril de 2008

Os Segredos da Mente Milionária


Aquele que me conhece sabe: Eu tenho uma ambição incessante de me tornar um bilionário, sendo um grande empresário, e leio vários livros que ensinam a como se tornar uma pessoa rica. Com certeza, O livro Os Segredos da Mente Milionária é um dos melhores, se não o melhor, livro que já li. Eu denomino essa categoria de livros como "Livros de Lavagem Cerebral". Os livros de lavagem cerebral são livros que apresentam idéias opostas à da maioria da população com argumentos fortíssimos, fazendo uma "Lavagem Cerebral" na pessoa que lê. Desta forma, um livro muda a vida da pessoa.
Então qual é o problema do Best Seller? O "problema" é que ele realmente faz as pessoas ficarem ricas, ou se não, subirem de classe social. E lembre-se do provérbio: Pessoas Pobres Não São Ignorantes: Pessoas Ignorantes São Pobres. Mas Se Você É Pobre e Continuará Pobre daqui a Dez Anos, você é Ignorante. Se o livro faz com que as pessoas pobres ou classe média fiquem ricas, elas não são mais ignorantes. Isso prejudica a influência da mídia. Então, calcule: Se a mídia hiperinfluencia os ignorantes, o livro designorantiza os ignorantes, tirando a influência da mídia, a mídia é contra o livro. E como a mídia age primeiro do que o livro (Há muito mais pessoas assistindo TV do que lendo livros de Lavagem Cerebral), a mídia desmoraliza o livro. E foi o que aconteceu com o livro Os Segredos da Mente Milionária.
Veja no artigo da Veja: http://veja.abril.com.br/181006/p_064.html
Se eu lesse o artigo antes de ler o livro, jamais compraria o livro. O artigo mostra uma visão distorcida do livro: Faz inúmeras críticas. E eu já disse o motivo: O livro prejudica a revista.

Críticas contra o artigo:

Warren Buffet: Eu já li livros sobre Warren Buffet (O Tao de Warren Buffet). Ele realmente não precisou de livros para enriquecer: Comprou sua primeira ação com 10 anos, abriu seu primeiro negócio com 15... Porém, o intuito inconsciente de Warren era de ser rico. Em resumo, ele teria adquirido a "Mente Milionária", sendo que não é necessário ler livros para isso. O que Warren realmente critica não são esses tipos de livros, mas sim os livros que eu chamo de "X Pertence aos Quarteniões", ou hipercomplexos. De acordo com Warren, não é necessário ter conhecimento para se tornar rico (para ele, a linguagem do dinheiro deve ser simples, e não complexa com autosomas e livros gigantescos). Para Warren, O melhor jeito é nadar contra a maré: "Se todos vendem a ação, compre, pois no final irá subir. Se todos compram, venda, pois vai cair", diz Warren. Um jeito fabuloso, mas aplicável a poucas pessoas. Warren também critica as pessoas do Wall Street. "Eles não querem te fazer rico, eles querem se tornar ricos".
No final, Warren apóia a Ação. Harv Eker (autor de Os Segredos da Mente Milionária) também apóia, e muito, a ação. Diz que agir é o único jeito de se tornar rico. Não me lembro bem a frase que ele disse, mas era algo como: "Programação gera Pensamentos que geram sentimentos que geram idéias que geram projetos que geram ações que geram resultados".
Ah, sim. E isso vale para quaisquer outros exemplos que a Veja usa (Como o de Sílvio Santos).
Harv utiliza o exemplo de Donald Trump: Um bilionário que gastou cada centavo de sua fortuna e teve problemas financeiros. Quando percebeu que sua conta bancária estava zerada, recuperou seus bilhões através de diversos investimentos (sem ter dinheiro algum). Sabe por quê? Porque ele pensava como um Bilionário!

Sobre os 7 mandamentos que a Veja fala: A visão está TOTALMENTE DISTORCIDA! Mas se eu for comentar sobre isso, o post ficará realmente enorme. É melhor ler o resumo do livro e descobrir sozinho porque a visão da Veja é distorcida.

Enfim: É por isso que há tantos pobres no Brasil: A mídia ferra com quem tenta fazer o bem.

Leia o Resumo do Livro clicando aqui. Você não vai se arrepender. O resumo está totalmente organizado. Leia pelo menos o título dos 17 princípios de riqueza para você ter uma idéia dos pensamentos do autor.

E para finalizar quero dizer que eu consiguiria escrever um livro se falasse sobre os erros da visão da população (de qualquer país) em relação à economia. Ontem vi no fantástico uma matéria sobre pais que pagam para a criança fazer serviços de casa. E uma menina americana guardava o dinheiro em 3 envelopes (estilo Gustavo Cerbasi): Um para gastar imediatamente (De acordo com Harv, Cofrinho da liberdade financeira), um para gastar com médio prazo e outro com longo prazo (ela quer fazer uma faculdade com isso). E a mãe ainda disse: Na vida real é assim: Se você não trabalha, não ganha dinheiro.
Eu pensei instantaneamente: PUT A KEEP A REAL!!!

---
E só para comentar: Esse Vida Real me chamou a atenção e me deu idéias para escrever um novo post sobre quando começa a vida... real! Pô! Que vida real? Se o Warren montou sua primeira empresa aos 15 anos...
No MSN Messenger uma pessoa estava com uma frase que também me chamou a atenção:
"I'm not a girl, not yet a woman. I'm a little princess in a big world". Não sei em que sentido a pessoa estava falando isso, mas isso me dá mais idéias sobre: You're not a girl, but when will you be a woman?". Acho que ela pôs essa frase porque estava chocada com alguma coisa, pois precedia do emoticon :'( , mas de um jeito ou de outro... aguarde posts sobre "When will you be a woman"!

Edit: I'm not a girl, not yet a woman é uma musica da britney spears, eu sei. Mas esse I'm a little princess in a big world vem de onde?

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa Carlos! Pode Crê! Tem tnato livro bom. E soó vai ruim pra ciranda ¬¬'. Culpa de quem? Dulce!
Não deixe de visitar o blog

;*

Carlão disse...

O problema é que a Dulce valoriza muito os escritores brasileiros, tais como machado de assis, machado de assis, machado de assis e talvez até machado de assis!

Lari_Future disse...

Juca.. ta eu sei q eh estranho eu estar postando ¬¬ mas isso eh verdade verdadeira gente!! Livros Abrem nossos olhos em relaçao ao mundo e principalmente nos fazem pensar.. so q naum so em relaçao ao dinheiro!! No primeiro passo eles nos fazem sonhar, depois querer entender aquilo q nos rodeia ai fica por conta d cada um... Junior preciso ter uma conversa seria sobre isso com vc!!

Carlão disse...

beleza, se vc ficar online no msn...